segunda-feira, 19 de julho de 2010

Treinamento Funcional (TF) e as capacidades físicas

Um indivíduo precisa de todas as suas capacidades físicas para se locomover, se exercitar, realizar atividades de vida diária e esportivas. Para isso é preciso um treinamento que tenha como objetivo trabalhar outras capacidades físicas além da força. O Treinamento Funcional (TF) é um método recente no Brasil e tem uma nova abordagem que visa treinar o corpo para um melhor desempenho nos movimentos necessários das atividades cotidianas e esportivas.

Os movimentos humanos não são limitados a um plano ou um eixo corporal. Os movimentos, sejam cotidianos ou esportivos, são realizados num conjunto de planos e eixos. Para que um indivíduo consiga desempenhar com eficiência uma habilidade, é necessário que várias capacidades sejam trabalhadas, de forma a utilizar os movimentos que mais se pareçam com os que o individuo utiliza.

O TF possui um novo objetivo dentro do treinamento físico, porque visa estimular todas as capacidades físicas de um individuo a fim de que ele melhore a sua funcionalidade. Que um indivíduo transfira para o seu dia a dia ou para a sua pratica desportiva todo o ganho de seu treinamento. Que haja a preocupação de manter a postura corporal, a estabilidade e a prevenção de lesões.

Trabalhar todas as capacidades físicas de um indivíduo é vê-lo como um todo, onde não se separa músculos, articulações ou capacidades físicas, tudo esta interligado e são dependentes. O TF apresenta uma proposta de preparação neuromuscular, onde o corpo é visto como unidade, sempre respeitando a individualidade biológica do individuo, fazendo com que este melhore todas as qualidades do sistema musculoesquelético e seus sistemas interdependentes.

O TF visa estimular todas as capacidades físicas de um individuo nas suas sessões de treino. Os exercícios funcionais estimulam um individuo de forma a recrutar sempre os músculos estabilizadores do tronco (CORE) durantes os exercícios. Ao mesmo tempo em que trabalham as capacidades físicas como força, velocidade, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e resistência. Isso acontece de forma integrada a fim de proporcionar ganhos significativos de performance para o individuo em sua atividade especifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário